sábado, 21 de março de 2009

Um raro artrópode


No filo dos artrópodes há dois grupos: o dos antenados (insetos e crustáceos) e o dos quelicerados (aranhas e escorpiões). As antenas são geralmente órgãos filamentares, sensoriais, localizados na parte anterior do corpo. As quelíceras são o primeiro par de apêndices corporais articulados. Antenas e quelíceras não existem num mesmo animal.

O Limulos poliphemus é um curioso artrópode marinho de águas rasas, popularmente chamado de caranguejo-caçarola, que chega a 60cm de comprimento. Na época da reprodução, eles se acumulavam aos milhares em muitas praias do Golfo do México, mas hoje são bem raros.
O L. poliphemus tem grande carapaça arredondada, resistente a dos caranguejos (crustáceos), vários pares de pernas com pinças na extremidade e respiração branquial. Seu par de apêndices corporais são as quelíceras, com pinças na extremidade. Ele não tem antenas.
Veja agora algumas características dos crustáceos: vários pares de pernas, algumas com pinças na extremidade, respiração branquial, carapaça resistente e dois pares de antenas.

Fonte: Livro “Biologia 2º série ensino médio” de César e Sezar.
Editora: Saraiva

Nenhum comentário: