sábado, 7 de março de 2009

Pricipais aranhas e escorpiões de interesse médico







Vamos falar aqui um pouco sobre as principais aranhas e escorpiões de interesse médico que ocorrem no Brasil.

Aranhas

As principais espécies de aranhas perigosas para o ser humano pertencem a três gêneros: Phoneutria, Loxosceles e Latrodectus.
As espécies do gênero Phoneutria são conhecidas como aranhas-armadeiras, pois, quando se sentem ameaçadas, apóiam-se nos dois pares de pernas traseiras, erguem o restante do corpo e “armam” o ataque. Elas são muito rápidas e agressivas. Essas aranhas têm hábitos noturnos, não formam teias e o veneno delas tem ação neurotóxica e cardiotóxica. O tratamento do doente pode ser feito com soro específico.

As espécies do gênero Loxocesles são conhecidas como aranhas-marrons, pois apresentam um colorido marrom uniforme. Elas têm hábitos noturnos e formam teias irregulares, construídas em locais escuros. O veneno dessas aranhas tem ação necrosante e hemolítica, e o tratamento do doente é feito com soro antiloxoscélico. São mais perigosas que as armadeiras.

No gênero Latrodectus, são as fêmeas que podem ser perigosas para os humanos. Elas chamadas viúvas-negras. Têm hábitos noturnos e constroem teias irregulares. O veneno têm ação neurotóxica e, como o número de acidentes por Latrodectus é muito pequeno no Brasil, não há produção de soro anti-Latrodectus.

Escorpiões

Os escorpiões são animais predadores, de hábitos noturnos. Os que podem causar perigo para o ser humano no Brasil são o Tityus bahiensis, ou escorpião-marrom, e o Tityus serrulatus, ou escorpião-amarelo. O veneno tem ação neurotóxica. O tratamento do doente deve ser feito com soro antiescorpiônico.

Nenhum comentário: