domingo, 12 de julho de 2009

Galinhas, também são bichos interessantes


A galinha, bem como o galo, são respectivamente a fêmea e o macho da espécie Gallus gallus domesticus de aves galiformes e fasianídeas. Os juvenis são chamados de frangos, e os filhotes, de pintos ou pintinhos. Estas aves possuem bico pequeno, crista carnuda e asas curtas e largas. A galinha tem uma enorme importância para o homem sendo o animal doméstico mais difundido e abundante do planeta e uma das fontes de proteína mais baratas. Além de sua carne, as galinhas fornecem ovos. As penas também tem utilizações industriais. Segundo dados de 2003, há cerca de 24 bilhões de galinhas no mundo. Em alguns países da África moderna, 90% dos lares criam galinhas. As galinhas são aves omnívoras, mas têm preferência por sementes e pequenos invertebrados.
As galinhas são uma importante fonte de alimento há séculos. As primeiras referências a galinhas domesticadas surgem em cerâmicas coríntias datadas do século VII a.C. A introdução desta ave como animal doméstico surgiu provavelmente na Ásia, de onde é nativa a espécie Galo Banquiva (Gallus gallus). Apesar de os romanos terem desenvolvido a primeira raça diferenciada de galinhas, os registros antigos mostram a presença de aves selvagens asiáticas na China desde 1400 a.C. Da Grécia Antiga, as galinhas espalharam-se pela Europa e os navegadores polinésios levaram estes animais em suas viagens de colonização pelo oceano Pacífico, incluindo a Ilha da Páscoa. A proximidade ancestral com o homem permitiu o cruzamento destinado à criação de diversas raças, adaptadas a diferentes necessidades.


2 comentários:

Uvirgilio disse...

Oi, pesquisando sobre biologia, enconteri o seu blog e gostaria de fazer um convite, estou montando um blog com as seguintes disciplinas: História ( que sou eu o responsável- sou estudante de licenciatura em História), Física ( um ex-professor meu, que me deu a honrra de participar deste projeto), geografia ( um outro professor que me deixou muito feliz em ter aceito a fazer parte do projeto), matemática ( um outro professor também aceitou a fazer parte do projeto), mas procuro ainda procuro um professor para inglês, química,português e biologia. É um projeto para pessoas que são amantes do ato de ensinare um blog voltado para aquele estudante que gosta de pesquisar na internet sobre o assunto. A divulgação caso o senhor não queira ou não tenha tempo, fica por minha conta, mas também, e há um espaço para a divulgação de sites pessoais da equipe. Vou avisando que não posso remunerar ninguém, já que faço estágio não remunerado, pois já há um mês que fico convidando professores e alguns me cobraram para participar do blog, e também o objetivo do blog não é comercial. Caso tenha interesse entre no blog e comente ( www.sofistablog.blogspot.com) ou envie um e-mail para: blog_equipe@yahoo.com.br
Há! Não tem uma data definida para cada autor postar no blog, pois como boa parte é professores e alguns são de outros estados, não conheço a disponibilidade de horário, por isso a única coisa que peço é que veja a data da última postagem, para que se de oportunidade de todas serem lidas e post com certa frequência, não precisando ser toda semana ou todo dia.

Severino disse...

muito interessante!e um fato interessante,voce tem o mesmo
numero de seguidores que eu.