sábado, 6 de junho de 2009

Os moluscos, animais de corpo mole.


O nome do filo vem do latim mollis ("mole"), característica do seu corpo, que geralmente é protegido por uma concha externa calcária e orgânica, resistente, de uma ou mais peças. Eles são animais de simetria bilateral, triblásticos, celomados, protostômios e não-segmentados.
Segundo um plano básico de organização, o corpo dos moluscos tem três partes: cabeça, e massa visceral, esta última constituída pelos sistemas digestório, reprodutor, circulatório, respiratório e excretor.
A malacologia é o ramo da Zoologia que estuda as dezenas de milhares de espécies de moluscos existentes, na maioria marinhos. Nesse ambiente eles estão adaptados aos mais diferentes modos de vida. Assim, há moluscos rastejantes (caramujos), fixos (ostras, mariscos), bons nadadores (lulas, polvos) e até flutuantes (Nautilus). Espécies terrestres são os caracois e as lesmas, e em água doce vivem também muitas espécies de caramujos. Há ainda aqueles que vivem permanentemente enterrados, deixando para fora da areia apenas os sifões, que são tubos para a entrada de água (com alimento e oxigênio) e a saída de água (com gás carbônico, excretas e fezes).
Nesses vários ambientes, eles têm grande importância nas cadeias alimentares, sendo detritívoros, consumidores de microorganismos, predadores que atacam grandes presas (crustáceos, peixes e vermes) e herbívoros que se alimentam de algas ou de folhas de plantas.

Nenhum comentário: