sábado, 2 de maio de 2009

Jararaca


Jararaca é o nome comum dos répteis escamados pertencentes ao género Bothrops da família Viperidae. São serpentes peçonhentas, muito comuns no Brasil, em especial na região de Cerrado, onde se tem plantio de cereais, pois este tipo de cultivo favorece a presença de roedores, que são sua principal alimentação. Tem uma variação muito grande quanto a pele, ação da peçonha, e outras características.
Da peçonha dessa cobra, o professor brasileiro Sérgio Henrique Ferreira, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP), descobriu uma substância útil para remediar a hipertensão. Mais tarde, a empresa americana Bristol-Meyer Squibb investiu recursos para continuação das pesquisas a partir dos estudos do Prof. Ferreira e atualmente é detentora da patente do princípio ativo captopril. Estima-se que a comercialização do captopril renda cerca de US$ 5 bilhões por ano à empresa farmacêutica.[carece de fontes?] Além do captopril vários outros medicamentos já foram produzidos a partir de toxinas de serpentes, como é o caso de alguns medicamentos anti-trombóticos (Defibrase e Reptilase). A ação desses medicamentos se baseia na ação das toxinas de serpentes do gênero Bothrops que são capazes de clivar o fibrinogênio do sangue e até mesmo "dissolver" coágulos já estabelecidos.


Algumas espécies:


Jararaca-da-seca, Bothrops erythromelas
Jararaca-do-norte, Bothrops atrox
Jararaca-verde, Bothrops bilineatus
Jararaca-pintada, Bothrops pauloensis
Jararaca-verdadeira, Bothrops jararaca
Cotiara, Bothrops cotiara
Jararaca-ilhoa, Bothrops insularis
Jararacuçu, Bothrops jararacussu
Jararaca-cruzeira, Bothrops neuwiedi
Jararaca rabo-de-osso, Bothrops neuwiedi pauloensis Bothrops pauloensis
Jararaca Muriciensis, Bothrops muriciensis nova espécie descoberta
Urutu, Bothrops alternatus

As jararacas pertencem a familia viperidae e somente as familias viperidae e eperidae possuem as glandulas que produzem o veneno/somente essas duas familias possuem "integrantes peçonhentos.